Os Rótulos de Privacidade da Apple Explicados

O Telegram tem vários princípios fundamentais quando se trata de coletar e processar dados privados:

  • Não usamos os seus dados para rastrear você ou te mostrar anúncios.
  • Não usamos os seus dados para ajudar outros a rastrear você ou te mostrar anúncios.
  • Apenas armazenamos os dados que o Telegram precisa para funcionar como um serviço de mensagens seguro e rico em recursos, pelo tempo que você precisar.

Esta página explica os rótulos de Dados de Privacidade da Apple exibidos para o app do Telegram no iOS e como esses rótulos podem ser enganosos.

Note que os apps do Telegram, incluindo o Telegram para iOS, são de código-fonte aberto. Pesquisadores independentes podem confirmar que o app não está realizando ações indevidas, e verificar que o Telegram baixado da App Store é construído usando o mesmo exato código que é publicado.


Compras

Histórico de compras. Este rótulo pode enganar você.

Se você optar por usar um bot no Telegram para comprar algo, o bot pode enviar uma mensagem de confirmação ou um recibo para a sua conversa com ele. Assim como outras mensagens em conversas na nuvem, o Telegram irá armazenar essa mensagem para te mostrar em todos os seus dispositivos.

Mais na Política de Privacidade »


Informações financeiras

Dados de pagamento. Este rótulo é completamente irrelevante.

Quando você usa um bot no Telegram para comprar algo, você pode inserir os dados do seu cartão de crédito e pode optar por salvar esses dados com o provedor de pagamentos. Informações de cartões de crédito nunca são compartilhadas com o Telegram.

Mais na Política de Privacidade »

Qualquer pesquisador de terceiros pode confirmar isso ao verificar o código-fonte aberto do Telegram (1 e 2).


Localização

Localização precisa. Este rótulo pode enganar você.

Se você compartilhar a sua Localização em Tempo Real em qualquer conversa ou ativar a opção ’Ficar Visível’ na tela de Pessoas Próximas, o Telegram irá usar os seus dados para mostrar a sua localização para os usuários com quem você está compartilhando ela – apenas enquanto você manter os recursos ativados. Por padrão, você não compartilha a sua localização com nenhuma pessoa.

Mais na Política de Privacidade »


Informações de contato

Nome, número de celular

O Telegram usa os números de celular como identificadores únicos para que seja fácil para você mudar do SMS ou outros aplicativos de mensagem e manter o seu círculo social. O Telegram não verifica os nomes de exibição e os usuários são livres para escolher qualquer nome de exibição que quiserem.

Mais na Política de Privacidade »


Contatos

O Telegram armazena os seus contatos atualizados para notificar você assim que um dos seus contatos se registrar no Telegram, e para exibir corretamente os nomes de exibição nas notificações. Precisamos apenas do número e nome (e um sobrenome) para isso funcionar e não armazenamos nenhum outro dado sobre os seus contatos.

Nossos algoritmos automáticos também podem usar conjuntos anonimizados de números de celular para calcular o número médio de contatos em potencial que um número de celular não registrado pode ter no Telegram. Quando você abre a tela de 'Convidar amigos', mostramos a estatística próxima dos seus contatos para te dar uma noção de quem poderia se beneficiar mais ao se registrar no Telegram.

Os usuários não são obrigados a compartilhar os contatos com o Telegram e podem apagar os contatos sincronizados a qualquer momento.

Mais na Política de Privacidade »


Conteúdo do usuário

E-mails ou mensagens de texto, fotos ou vídeos, dados de áudio

O Telegram é um serviço em nuvem. Armazenamos mensagens, fotos, vídeos e documentos das suas conversas em nuvem nos nossos servidores para que você possa acessar os seus dados usando qualquer um dos seus dispositivos a qualquer momento sem precisar depender de backups de terceiros. Todos os dados são armazenados com forte criptografia e as chaves de criptografia em cada caso são armazenadas em vários outros data centers de diferentes jurisdições. Dessa forma, engenheiros locais ou intrusos físicos não conseguem ter acesso aos dados dos usuários.

Mais na Política de Privacidade »

Conteúdo de jogo. Este rótulo pode enganar você.

Se você usar um bot para jogar, como o @gamebot, ele irá publicar os placares mais altos como uma mensagem na conversa. Assim como outras mensagens em conversas na nuvem, o Telegram irá armazenar essa mensagem para te mostrar em todos os seus dispositivos.


Identificadores

ID de usuário

Como qualquer outro app em que os usuários têm contas (ao contrário de, por exemplo, um app de previsão do tempo que só mostra informações que não estão conectadas a você), o Telegram precisa de um “identificador” para cada usuário para saber quais conversas eles irão ver ao realizar o login. Como outros apps de mensagem, esse identificador está conectado ao seu número de celular, para que seja fácil para você mudar do SMS ou outros aplicativos de mensagem e manter o seu círculo social.

Também temos compatibilidade com nomes de usuário opcionais que ajudam os usuários a se conectarem uns com os outros sem compartilhar números de celular entre si.